Pular para o conteúdo principal

SETE ENSINAMENTOS DE JOÃO BATISTA

MATEUS 3 : 1 a 12 – ENSINAMENTOS DE JOÃO BATISTA

1) É tempo de arrependimento – Segundo nota explicativa da Bíblia de Estudo Pentecostal da CPAD, o termo arrependimento vem do grego (metanoe) que significa “voltar-se ao contrário”; “dar uma volta completa”. Desta forma podemos contextualizar o que João Batista que dizer as pessoas como “mudem”, “invertam”, “faça uma mudança radical”, “deixem de ser senhores de vocês mesmos”


Pergunta: Você já fez a sua mudança radical... Agora é a hora. Faça uma mudança radical na sua vida.

2) Seja humilde. No verso 11 João Batista foi humilde quando tornou clara a diferença do que ele fazia e do que Jesus faria após ele.

Talvez nos dias de hoje tentaríamos adiar um pouco mais a chegada de Jesus, afinal, “eu to arrasando”, “tamo dando show”. João Batista soube fazer o que tinha a fazer sendo firme e formando seguidores, mas quando chegou o que era melhor que ele, simplesmente se rendeu a Jesus.

Pergunta: Lembre-se que a sua palavra não é o fim em si mesmo, mas a palavra de caminho ao que é o começo e o fim, alfa e Omega, Salvador e Senhor sobre as nossas vidas: Jesus. O que fazemos, dissemos,construirmos serve somente para a Gloria de Jesus.

3) Saiba quem você verdadeiramente é – No verso 3 João Batista advogou em causa própria defendendo seu chamado e ministério por que ele sabia quem ele era, qual sua vocação e missão na terra. Ele fez questão de descrever aos que o ouviam que ele não estava “de para-quedas no mundo” Ele tinha uma missão na vida.

Pergunta: Você sabe quem você é e qual a sua missão na vida... Deus não te fez por acaso, Ele te fez com uma missão, um propósito. Peça a Deus que ele vai te dizer e orientar. Veja o que Deus fez com Moisés e Gideão

4) Produza o fruto e não conte com a sua linhagem - No mundo espiritual não existe “carterada”. Tem que produzir algo, transformar, construir – No verso 9 João Batista adverte aos fariseus e saduceus para que eles não presumissem serem privilegiados por ser de linhagem judaica, pois até da pedras Deus pode suscitar “linhagens” .

É necessário produzir bons frutos senão a árvore “é cortada e lançada ao fogo”

Várias vezes contamos com tudo: Nosso intelecto, nossos amigos, nosso dinheiro, nossa amizade, esquecemos de contar com a Soberania de Deus em nós.

Pergunta: Tá confiando no amigo do amigo que é amigo do “manda chuva”... Vigiai, fixe seus olhos em Deus e você será o “manda chuva” a ponto de Deus fazer honrar a sua palavra lançada assim como fez com os profetas e com o próprio Jesus.

Lembre-se das linhagens de João Batista, dos apóstolos, de José do Egito, de Noé, de Davi e outros. O problema não estar em ter uma linhagem privilegiada, o problema estar em confiar nisso e esquecer que somos filhos de Deus.

5) Veja as pessoas pelos olhos do espírito e não pelos olhos da carne - No verso 4 a Bíblia relata que João Batista era um homem simples e, na sociedade ocidental atual, seria um tanto estranho, mas tinha convicção do que fazia e o que tinha a dizer.

Pergunta: Você tem visto as pessoas somente pelos que elas mostram ser... Peça a Deus que te dê discernimento para que você não veja com olhos carnais, mas os olhos espirituais.

6) Produza seguidores - A palavra da verdade faz com que você tenha seguidores – A Bíblia nos versos 5 e 6 mostra que pessoas iam ter com ele e atendiam ao seu chamado, sua convocação.

Pergunta: Você tem sido seguido por alguém, saiba que muitas pessoas reparam em você, no jeito que você anda, trata, se relaciona e te admiram por isso. Ensine-as a missão que o Senhor tem te dado. Dedique-se a ensiná-las. Jesus passou a maior parte de seu tempo ensinando pessoalmente e verbalmente seus discípulos e não fazendo as coisas.

7) Entenda que é chegado um novo tempo – “É chegado o Reino de Deus”. João Batista estava dizendo as pessoas que elas estavam vendo o chegar de uma nova era, o Reino de Deus já havia chegado trazendo com ele novos conceitos, novos valores, um novo estilo com novos princípios em que as pessoas deveriam:

a. Amar a Deus sobre todas as coisas (Mateus 22:37)
b. Amar ao próximo com a si mesmo (Meus 22:39)
c. Produzir o fruto do Espírito (Gálatas 5: 16 a 26)
d. Produzir obras para a Glória de Deus (Tiago 2:14 a 26)

Pergunta: Você já entendeu quais são os valores do Reino de Deus.... Como está você com Deus, com o próximo, Tem produzido fruto de gloria e obras ao Senhor... Como estão as suas atitudes na sua rotina...

Comentários

  1. Gostei das reflexões....Jussara - agosto/2016

    ResponderExcluir
  2. Oi Meu comentário é quê às pessoas em sima dôs novo testamento si deram o direito individualmente de cada uma escolher dê si mesma ò que é serto e errado e não seguir os mandamentos todos por igual

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi