Pular para o conteúdo principal

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18.


"Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão."

1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo

Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo.

O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo.

Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu.

Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo.

1. Missões e Evangelismo:

Primeiramente vamos entender qual o significado dessas duas palavras, missão e evangelização:

MISSÃO = Função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo; comissão diplomática; obrigação e dever.

EVANGELIZAÇÃO = Pregar o Evangelho (boas novas de Jesus Cristo); apostolar; discipular; ensinar e doutrinar.

2. A questão envolve uma decisão de ser missionário

"A Seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros" ( Mt : 37 e 38 )

"Filhinhos, é já a última hora" ( 1 Jo 2,18 )

Em Isaías 6:1 a 8 Aceitou o chamado de Deus, ele disse: Eis-me aqui, envia-me a mim ( Is 6, 8 );

Pedro e os demais iniciaram a obra da Igreja na Terra (At 2:37-47).

3. Pedro o primeiro Ganhador de Almas para Cristo.

Para entendermos o real objetivo da Igreja aqui na Terra, vamos observar através da Bíblia Sagrada o início da Igreja Primitiva; seus desejos, métodos e suas ações.

Jesus disse aos discípulos para não se ausentarem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai e que do alto seriam revestidos de poder (Lc 24,49 e At 1,4).

Após o batismo, Pedro é o primeiro que se levanta, o mesmo anteriormente que não teve coragem de orar para sua sogra que estava com febre e aquele que negou o Senhor Jesus por 3 vezes, agora com autoridade ele começa a pregar a Palavra de Deus e quase 3 mil almas aceitam ao Senhor Jesus como o Salvador da suas vidas.

A Igreja nasce e começa a praticar o que Jesus havia ordenado. A Bíblia nos diz que eles oravam, jejuavam, estavam em comunhão e pregavam por todos os lugares (At 2,42-43; At 4,31).

Muitos sinais aconteciam ( curas, milagres e libertações ) e logo os convertidos chegaram a quase 5 mil almas. ( At, do cap. 1 à seguir ).

4. O grande Ganhador de Almas : Paulo

Vale a pena citar neste estudo a vida do apóstolo Paulo, um grande homem de Deus que contribui muito para o avanço da Igreja.

Saulo de Tarso, antes de se converter era um perseguidor da Igreja, depois do encontro com Cristo ele se torna Ministro do Evangelho, um grande apóstolo e o maior missionário que a Bíblia nos mostra.

Ele cumpriu no seu ministério 3 viagens missionárias por todo o mundo e ainda mais uma partida para Roma; sofreu muitas lutas; foi perseguido; teve aflições; foi preso e teve que passar por um naufrágio. Este homem não desistiu de sua tarefa ( ele tinha a visão missionária ).

No final de seu ministério, ele escreve: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" ( 2 Tm 4,7 ).

5. A obra missionária na Igreja Assembléia de Deus.

Gunnar Vingren sentia no coração o desafio de missões. Começou a evangelizar na Suécia e depois migrou-se para os Estados Unidos. Deus uniu sua vida com a do irmão Daniel Berg, outro missionário. Eles receberam uma revelação de Deus para servi-lo como missionários em Pará ( Brasil ).

Assim seguindo a ordem de Jesus, viajaram para o Brasil e começaram os seus trabalhos em uma Igreja Batista, na cidade de Belém (Pará). Em 18 de junho de 1.911, fundaram a Igreja Missão da Fé Apostólica, que depois passou a ser chamada "Assembléia de Deus do Brasil".

A partir daí viajaram por todo o território brasileiro, fazendo a obra do Senhor Jesus Cristo e ganhando muitas almas para o Reino de Deus (um grande exemplo).

6. Como ser um missionário

Gostaria de pedir aos amados irmãos que estão estudando este tema, que apenas leiam a Bíblia Sagrada e se possível o livro de Atos dos Apóstolos, onde está recheado de missões e evangelização.

Vamos nos unir e fazer a obra do Senhor Jesus, muitas almas estão morrendo, indo para o inferno e chegará um dia que Ele vai perguntar para Igreja: Quantas almas ganharam para mim ?

Este trabalho tem 3 formas de se realizar: indo para o campo, contribuindo e orando.

a) TRABALHO: Não é um trabalho só para os Pastores e Evangelistas, mas qualquer um de nós que tem o chamado de Deus para sair por todos os lados e pregando sua Palavra, seja evangelizando em sua cidade, estado ou país e fazendo missões por todo o mundo.

b) CONTRIBUINDO: Esta segunda forma de fazer missões qualquer um de nós pode fazer, sendo um contribuinte (doando ofertas financeiras e materiais para os serviços da obra de Deus). Lembre-se de At 2: 44-47.

c) ORANDO: Esta é a função que todos nós cristãos tem por obrigação de cumpri-la. Orar para aqueles que estão no campo e para os contribuintes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi