Pular para o conteúdo principal

Valores fundamentais para um país

No ano de 2006 tive a honra de participar de um forum empresarial em que o palestrante foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando tive a oportunidade de receber de suas mãos o livro - autografado - que a época lançara denominado "A arte da política"  que resumidamente relata a história que até ele então tinha vivido ao longo de sua tragetória política.

Naquele dia, na FIESP, ele ensinou jovens líderes do meio empresarial sobre como se formam os fundamentos de um país democratico, cujos apontamentos pude rascunhar num bloco de anotações e hoje decidi compartilhar com vocês:

Para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, precisariamos firmar, postar como valores fundamentais:

1) Soberania a lei - qualquer que seja o país, a sociedade deve sentir que a todos é assegurado o cumprimento da lei, não como instrumento para garantir privilégios a um pequeno grupo social, com nome de "direitos", mas como forma de equilibrar os desiquilíbrios e tornar todos iguais perante a lei.

2) Regras claras - Somente através da garantia da soberania da lei sobre todos, podemos trabalhar na construção de agendas públicas com regras de aplicação clara de forma a garantir tranquilidade e oportunidade a todos.

Nosso país precisa construir agendas sociais de estado e, para tanto, ao poder público cabe a elaboração e iniciativa de dizer quais são as "regras do jogo" antes de inicia-lo com toda particiapação da sociedade civil organizada.

3) Transformar teoria academica em tecnologia - Teoria sem aplicabilidade é como fazer poupança e não ter onde investir. O papel primordial da educação deve ser assegurar a todos a oportunidade do desenvolvimento de novas formas de produção seja ela material ou intelectual, independentemente da condição financeira do beneficiado na produção educacional.

A sociedade deve ter a clara percepção que não há distancia, diferença ou privilégio entre intelectuais e populares, para nenhum dos lados, pelo contrário, ambos igualmente se completam.

4) Definir qual o papel do estado - A definição do papel do estado na sociedade mostrará os paradigmas e os métodos de atingimento de suas metas.

Várias vezes vejo como tem caído no esquecimento a definição política do que é governo de "esquerda", de "direita" ou de "centro", como se isso não fosse importante.

Talvez possa ser retrogrado o que digo, mas a definidação desse posicionamento político mostrará a direção em que o estado irá. Imaginar que somente um modelo seja o máximo da criação divina manifesta simplesmente a ignorância de não sabermos outros caminhos.

Muito fala-se em "reformas", mas quais reformas seriam necessárias para que o estado garantisse o bem estar da população sem que essa lhe considerera como um "pai" ?

Em qual direção deve ser a reforma política.. a reforma previdenciária... a reforma sindical... a reforma do judiciário (e de aplicabilidade de suas normas, como a reforma do código de processo civil atualmente muito discutida)  ?

Finalizo lembrando que para que a sociedade construir seus fundamentais valores, duas coisas são imprescidíveis: primeiro a aproximação da sociedade junto a classe política e segundo, a definição dos temas que serão discutidos pela classe política, simplificando, a sociedade deve saber mandar naqueles que escolheu como representantes, assim como esses devem saber discutir os temas relevantes para toda a sociedade e não somente por um grupo social de privilegiados.

Boa noite.

Comentários

  1. Gênys, o ex presidente Fernando Henrique tem uma visão muita boa dos deveres do estado. Ao ler estas colocações tenho a clara opinião que nos cidadãos temos um papel importantíssimo na fiscalização e pressão sobre a classe politica. Acho que a internet junto com outros meios de comunicação podem ajudar muito a buscarmos nossos valores fundamentais. Parabens pelas colocações, Luiz Paulo Cardoso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi