Pular para o conteúdo principal

Imóveis, Juros e Poupança

Recentes alterações promovidas pela equipe econômica nos forçam a tecer comentários sobre o mercado imobiliário na Cidade de São Paulo. Dúvidas e variações sobre os preços dos imóveis, queda da taxa de juro básica da economia e alteração da forma de correção da cadernata de poupança, mexem diretamente com o bolso daqueles que buscam adquirir imóveis para uso ou inventimento.

Preço dos imóveis - Confirmando a tese de que não estamos vivenciando uma bolha imobiliária tal qual a ocorrida nos EUA - que agora também tendem a acontencer na Espanha - o fator principal da manutenção com leve acrescimo do preços dos imóveis é a lei da oferta e procura. Observe que não são somente os valores para compra de imóveis que estão altos, mas o gasto médio com moradia. Segundo o indice Fipe/Zap os valores médios dos imóveis ofertados a locação na capital paulista aumentaram em média 10,9%, e as vendas 23,2%. A sinalização principal da existência da chamada "bolha" está na queda do valor da locação, já que a maioria das famílias estão comprando imóveis, o que não ocorre por aqui.
Em resumo, não existem imóveis para alugar ou comprar de forma a atender a demanda interna, mantendo com leve alta os preços dos imóveis para alugar ou comprar.

Queda de juros - A tendencia de queda de juros patrocinada pelo governo com a redução da taxa básica e concorrência dos bancos públicos, inclusive nas linhas de crédito habitacionais, atrai mais pessoas ao consumo e a realização da compra da casa propria, aumentando ainda mais a demanda por novos imóveis. Válido aqui a observação da cautela no otimismo já que a renda das famílias está cada dia mais comprometida com pagamento de emprestimos.

Entretanto, relativo a aquisição de imóveis para investimento, a queda de juros contribui para que investidores vejam no recebimento de alugueis uma interessante forma de remuneração de capital, já que a maioria dos fundos atrelados a títulos do governo tenderão a serem menos rentáveis e interessantes, a medida que o valor dos aluguéis continua subindo puxado pela falta de oferta de imóveis, principalmente residenciais.

Poupança - A última alteração promovida pelo governo no que tange a forma de remuneração das aplicações em cadernetas de poupança - a nosso ver correta - também fará com que o investidor veja na aquisição de imóveis para locação uma boa alternativa, já que os alugueis tendem a remunerar algo em torno de 0,7%/mes e a poupança iniciará uma trajetória de queda na remuneração. Obvio que vale a consultoria de um bom profissional de mercado para encontrar as melhores opções disponíveis a venda que saberá disponibilizar imóveis a venda que propiciarão excelente remuneração com possibilidade de ganho de capital ao menor custo administrativo e de manutenção possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi