Pular para o conteúdo principal

Há algo a aprender com a elite brasileira? Claro que há!

Hoje pela manhã tive a oportunidade de assistir a reapresentação do programa Saia Justa transmitido pelo  Canal GNT (41 - NET) comandado pela talentosíssima jornalista Monica Waldvogel cujo tema foi "O que podemos aprender com as elites?" assunto esse que obrigou a me colocar frente ao computador escrever e compartilhar minhas convicções sobre o tema.

Em primeiro lugar precisamos questionar: Quem são as elites? "Elite" pode ser conceituada como"aquelas pessoas ou grupos capazes de formar e difundir opiniões que servem como referência para os demais membros da sociedade. Neste caso, elite seria um sinônimo tanto para 'liderança' quanto para 'formadores de opinião"'

Mas quaisquer que sejam os conceitos empregados, a "elite" não está ligada somente a dinheiro e tem-se as elites em todas as classes ou grupo de pessoas: Militares, Intelectuais, Eclesiásticas, Políticas, Financeiras, Empresariais, Jornalisticas. Todos tem o seu grupos de líderes capazes de formar ou difundir uma opinião que servirá de referencia para os demais membros do grupo.

Não demonizo o termo "elite" já que todos em algum momento da vida buscam ser (ou efetivamente são) referência em alguma  das áreas que atuam, se não em todas, ou seja, desejam ser a "elite". O mais interessante é que, no geral, a "elite" sempre está na terceira pessoa, sendo, em alguns momentos, até vergonhoso ser referencia de riqueza ou poder de um grupo no Brasil. O que é um absurdo!

Cada membro do grupo de líderes que assim age (membros da elite) em seu ramo de atividade, a partir do momento que se enquadra como tal (obtendo sucesso e tornando-se referencia) passa a assumir deveres e usufruir de privilégios perante toda a sociedade, sem que possam se furtar na obrigação de fazer ou usufruir do que a "elite" lhe proporciona.Um membro da elite militar não pode se furtar da obrigação de comandar as ações de defesa de terceiros, assim como não lhe é "permitido" abrir mão da subordinação que a ele é conferida.

O problema ocorre quando os membros de uma elite, seja qual ela for, perdem a sensibilidade em relação as percepções, vitórias e dificuldades de seu grupo e o habitat em que estão, por exemplo quando um membro do Poder Legislativo já não mais representa os interesses de seus eleitores e busca, através do poder, seu próprio proveito; quando um milionário perde-se na motivação pelo qual optou por ganhar dinheiro, passando a ver as coisas muito mais importantes do que as pessoas; quando um sacerdote aproveita-se da busca espiritual de alguém para ludibriar, ignorando a busca de algo que seja eterno, maior e transcendental;  quando um líder jornalistico em nome do melhor furo de reportagem, ignora a  investigação da veracidade da fonte e destrói instantaneamente a história de outras pessoas, envergonhando seus pares.

Há algo a aprender com a elite brasileira? Claro que há! Apesar de carente de modelos a sociedade brasileira dia a dia descreve histórias de pessoas que passaram a integrar a elite brasileira inspirando jovens, na arte, na música, na política (isso mesmo! nem todo mundo é corrupto), nas carreiras profissionais, na medicina e em tantas outras áreas.

Um exemplo recente está no que demonstrou a "elite" judiciária do País que escolheu à presidência do mais alto Tribunal (STF = "alta elite") do Poder Judiciário, pela sua competência,  um homem negro que nasceu pobre, filho de uma diarista e de um pedreiro, e responsável por levar a condenação membros de uma elite política que se desvirtuou de seus legítimos propósitos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi