Pular para o conteúdo principal

A Oração de Paulo

Nos últimos tempos me dediquei a estudar as cartas escritas pelo Ap. Paulo e tenho descoberto excelentes lições aplicáveis em nosso dia a dia, o que confirma a capacidade renovadora do Livro Sagrado.

Observem o que está escrito em Filipenses 1:9 a 11

“E peço isto: que o vosso amor (ou caridade) cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento (e toda a percepção), para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; cheios dos frutos de justiça, que são por (o qual é mediante) Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.”

No livro de Filipenses Paulo escreve padecendo dos medos, temores e dissabores de uma prisão em Roma, sendo, mesmo assim essa carta é manifesta como sendo de gratidão as ofertas generosas enviadas pelos Filipenses e do carinho que demonstravam a Paulo.

Uma coisa é surpreendente: Apesar do momento que Paulo estava vivendo a epístola aos Filipenses se destaca como uma carta de Encorajamento!

Talvez você esteja vivendo momentos de prisão, de medos, de insegurança quanto ao futuro, de dúvidas, mas, da mesma forma que o Senhor foi a fonte de alegria e inspiração de esperança para Paulo, Ele pode ser sua hoje. É preciso olhar para frente e saber que sua vida não foi criada por acaso e nem foi um erro genético.

Mas, voltando ao texto, quero tirar algumas lições deixadas por Paulo.

1) Amor racional significa “servir” 
   
    Deus nos chamou antes de fundação do mundo para cumprir através de nós seu propósito eterno. Sendo Deus eterno e Senhor de tudo e toda sabedoria e conhecimento dentro de sua onisciência não colocaria sobre um sentimento humano seu maior projeto de resgate de sua Criação. Amar não é um sentimento que oscila, mas uma decisão, uma convicção. 
     
     Paulo nos ensina através do carinho que manifesta aos filipenses que, mesmo a despeito da difícil situação, do fato de estar preso e sem saber se seria ou não condenado a morte, que sua missão de servir não havia mudado.

Paulo estava querendo dizer que o vosso amor cresça nas estratégias e experiências do dia a dia, transformando-se em ações praticas nos afazeres da vida comum, no trabalho, na escola, na igreja, na sociedade, tudo para cumprir sua missão de vida.

Qual a sua missão de vida....Com o que você se apaixona na vida... Paulo tinha por missão a evangelização dos gentios até os confins da terra.

2) Transforme experiências em maturidade

A experiência é a bagagem que carregamos ao longo da vida, a experiência é o conhecimento materializado fruto do dia a dia. Entretanto quando não crescemos com as experiências não nos tornamos maduros.

Conheço muitas pessoas com larga experiência de vida, algumas delas sem maturidade nenhuma!  Não sabe se colocar, se portar, falar, não produziu conteúdo útil para alguma coisa!

Um exemplo isso está no fato de que a maior queixa das moças que querem namorar e casar e que os rapazes são imaturos e despreparados para a vida e isso não dá segurança a uma mulher. Por outro lado nenhum homem aguenta uma mulher fútil e vazia, que precisa antes de um marido, um pai firme.

3) Excelência é o princípio básico para o sucesso.

Quem não adquire maturidade não sabe discernir e aprovar o que é bom e o que é ruim, sendo obrigados a inventar coisas com mentiras para justificar seus erros e ignorância.

Quem adquire a sabedoria que desce do céu e tem maturidade do amor de Cristo sabe discernir o bom e o ruim, pois deixa prevalecer dentro de si a voz do Espírito Santo.

      4) Preocupe-se em plantar uma boa semente

Em vários momentos invertemos a ordem das coisas... Queremos a consequência mas deixamos o início, o princípio. Queremos os resultados mas abolimos o trabalho. Paulo descreve-nos como uma árvore cheia de frutos.. por Jesus Cristo. Ele está querendo dizer que ainda que a nossa parte é ser agricultor, é plantar boas sementes e Jesus Cristo dará em nós os resultados para Glória de Deus.

5) Dependa de Deus

Nada que possamos fazer, ainda que bem feitos e estrategicamente calculados, se não tiver amor de nada valerá, e proveito algum haverá. Somente Jesus Cristo sabe ler em nossos corações a verdadeira intenção do que pensamos, planejamos e fazemos, e portanto, somente através dele é possível produzir frutos. Somos dependentes de Deus!

Por essa razão é que a Palavra do Senhor nos diz:

“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, Efésios 3:20

Somente através do Poder d’Ele que em nós opera é que podemos ter tudo muito mais além do que pedimos ou pensamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi