Pular para o conteúdo principal

IDEAS - Minha palavra de saída!

Ao longo de 5 (cinco) anos a frente da secretaria executiva e ao lado da melhores pessoas que Deus me deu para compartilhar sonhos de uma Cidade melhor, combati um combate diário contra a miséria, a pobreza e a vulnerabilidade.

Não só, combati a luta diária em prol da implementação de uma visão de atendimento sócio educacional jamais vivida em uma Igreja Assembleia de Deus no Brasil.

O IDEAS nasceu de uma proposta que levei aos Prs. Samuel e Keila Ferreira fruto de avaliação da necessidade da igreja frente as cobranças e demandas sociais e da visão, que defendo até hoje, de uma maior participação ativa da igreja na sociedade civil.

Iniciamos o IDEAS com um programa de formação de líderes sociais indicados por algumas de nossas congregações localizadas em bairros cujo IDH (índice de desenvolvimento humano) não chegava a 0,5.

Durante 10 semanas nos reunimos e recebemos toda formação necessária para atuarmos como agentes transformadores em nossas comunidades.

Trabalhamos na implementação de programas de capacitação em capelania para formação de novos agentes sociais na área hospitalar e social que dariam suporte e acolhimento a quem mais precisa.

Inovamos com a criação metodológica própria no ensino de libras a pessoas que buscassem formação como tradutores e intérpretes.

Radicalizamos ao utilizarmos a música como meio de transformação social a crianças de 7 a 12 anos, que recebiam além de conteúdo pedagógico, lanche, uniforme e instrumento musical gratuitamente  e mais recentemente abrimos portas para o programa de musicalização infantil em nossa igreja sede.

Como investir em programas de geração de renda e empregabilidade sempre foi a missão do IDEAS, trabalhamos para que projetos de capacitação para o emprego, culinária e formação em operador de som pudessem ocorrer.

Formalizamos dezenas de pessoas que participaram de programas de  empreendedorismo em diversas de nossas congregações, a maioria delas em parceria gratuita com o Sebrae.

Pela primeira vez na história da igreja, como parte de um plano de ocupação social, o IDEAS trabalhou na eleição de conselheiros tutelares que, com visão do Reino de Deus na terra, mostram o amor de Cristo combatendo as violações dos direitos da criança e do adolescente.

Parcerias com escolas de idiomas e faculdades nos permitiram oferecer condições mais vantajosas àqueles que desejavam melhorar sua formação, além disso, parcerias públicas permitiram ações como a anual campanha de agasalho, algo jamais feito de forma institucionalizada na ADBrás antes do IDEAS, que somente em um ano, por exemplo, arrecadou mais de 100.000 peças de roupas.

No programa antidrogas centenas de pessoas e suas famílias foram atendidas com aconselhamento, encaminhamentos ao setor publico e casas de recuperação, estando agora pronto para o início de uma nova fase com acompanhamento das famílias dos dependentes químicos através de tratamento psicológico em grupo e participação direta das  igrejas da ADBrás no cuidado das famílias destruídas pela droga.

Na área social não foram poucas as campanhas, ações sociais e eventos que levaram centenas de pessoas a doação de sangue e milhares delas ao atendimento medico e exames laboratoriais gratuitos, encaminhamento a vagas de emprego e distribuição de cestas básicas e roupas, inscrição em programas de habitação popular junto a Cohabs e CDHU, apoio jurídico, corte de cabelo e outros benefícios.

Enfim, mesmo com pouquíssimos recursos que dispúnhamos, criamos uma estrutura para dar apoio a quaisquer iniciativas de atendimento sócio educacional à igreja sede e a todas as congregações da ADBrás.

Na esfera administrativa a criação de um modelo de gestão pioneiro e diferente de uma igreja não foi algo fácil, era mais um combate diário a ser vencido.

Avançamos significativamente e a partir de 2014 toda a gestão financeira pode ser administrada a distância, em tempo real, pela internet.

Além disso, esse ano começamos a colher os frutos da mudança que pessoalmente propus na metodologia de arrecadação, elevando o orçamento desse mês a um valor recorde na história do IDEAS, porém muito aquém dos valores necessários para o financiamento dos projetos.

Muitos projetos, muitas ações e muito trabalho!

Decisão da Presidente do IDEAS, Pra. Keila Ferreira, me comunicada na ultima terça-feira, entendeu por bem que eu fosse substituído do cargo de secretário executivo do instituto, o que faço juntamente com minha esposa - secretaria executiva adjunta - que agora será assumido pelo Pr. Rui Freitas, exímio administrador de empresas, profissional bem sucedido na vida secular e com larga experiência na direção de igrejas do nosso ministério.

Como em todo combate que qualquer pessoa pode combater, vejo que venci muitas batalhas, mas saio ferido e machucado dos golpes do dia a dia, fruto dos dissabores que vivenciei interna e externamente e que somente o descanso e o tempo poderão cicatrizar totalmente.

Tenho certeza que combati o bom combate e guardei a fé em Cristo Jesus, cujo corpo - igreja – continuarei a defender que deve ter papel social fundamental na construção de um Brasil mais justo e equânime para Glória exclusiva do Autor e Consumador da nossa fé!

A minha esposa e combatente Magda, diretoria, pastores, voluntários, parceiros e colaboradores! Muito obrigado.



Gênys Alves Jr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi