Pular para o conteúdo principal

No que creio: Espiritualidade

A espiritualidade é talvez um dos temas mais complexos à se discorrer, ainda mais num momento em que o tema é tão carregado de paixões defendidas com unhas e dentes que horas até tem sido confundida com intolerância e preconceito.

Além disso, falar sobre espiritualidade é falar sobre algo empírico, sem nenhuma comprovação real de que os "fatos" passados de "fato" aconteceram e, se aconteceram, como foram trazidos em um contexto divino, místico ou lendário.

Falar em espiritualidade é falar das formas encontradas pelo homem para se ligar (ou religar, daí a palavra "religião") aquilo que extrapola o físico e concreto e que se pode aceitar não pelos fatos mas pela fé.

Com base nesse preâmbulo, necessário será dividir esse capítulo com conceitos religião e fé.

O primeiro presume uma organização, um ordenamento coletivo geralmente guiadas por líderes que se apresentam  como àquele que recebe e é responsável por transmitir a correta intepretação  do divino, enquanto o segundo como algo vívido de forma íntima e intransferível 

Ao nosso entender não se pode interpretar a religião de forma isolada e solitária, sem entender a fé, isso porque a religião nada mais é do que a organização de dogmas criados à luz do que pela fé, alguém resolveu compilar.

Quando fala-se: "o sábado é um dia sagrado", isso nada mais é que dogmatizar uma interpretação de um líder capaz de aglutinar pessoas em torno das crença que aquilo é importante ao seu ser divino, a ele revelado.

Já a fé é algo pessoal, intransferível e intrínseca do ser humano, que, por mais ateu que seja, terá uma fé nele mesmo como uma força que o lança ao futuro pelo simples fato de crer que amanhã será melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi