Pular para o conteúdo principal

2020, o Ano de Recomeçar os Sonhos

A chegada de um ano novo sempre enche nossos corações da esperança de um futuro melhor para nós e para o mundo.

Mas, antes de falarmos do ano de 2020, necessário fazermos uma rápida avaliação da situação do mercado imobiliário que vivemos nos últimos anos, em meio a maior crise vivida pelo  Brasil desde a Proclamação da República.

Mesmo não sendo economista, numa rápida visualização dos gráficos abaixo, podemos entender o que significou os anos recentes na economia brasileira: 

A consequência disso foi o muito, muito desemprego formal e baixa produção.

Entretanto, o ano que se encerra mostrou uma retomada do emprego, ainda que modesta. Podemos dizer também que ela é segura, já que não há nenhum setor da economia que esteja sendo artificialmente estimulado pelo governo, ou seja, o crescimento é orgânico e vindo das empresas e da sociedade.

Qual a relação desses dados com o mercado de imóveis no Brasil?

Aqui e na maioria dos países do mundo,  a compra da casa é algo que transcende uma ideia financista. É um sonho, uma realização, perfeitamente alcançável quando se tem renda (emprego ou trabalho autônomo), crédito e, obviamente, oferta de imóveis.

RENDA - A renda se dá através de trabalho e emprego e, como já vimos, os indicadores de emprego mostram uma melhoria modesta porém constante.

O próprio setor da construção civil é um dos maiores empregadores e vem, mês-a-mês contratando mais operários para as obras de imóveis que serão vendidos. Se a indústria imobiliária voltou a contratar é porquê sabe que voltará a vender.

De janeiro a dezembro de 2019 foram gerados quase 1 milhão de empregos no Brasil e o número de empresas abertas chegou a 2,5 milhões empresas,

Os dados mostram ainda que nos oito primeiros meses de 2019 os microempreendedores individuais representam 82% do total, enquanto 6,8% dos novos empreendimentos são de natureza Sociedade Limitada e 5,4% são Empresas Individuais. Os MEIs voltaram a apresentar maior crescimento na variação anual, de 18,7% na relação com agosto de 2018, seguido pelas Sociedades Limitadas e queda das Empresas Individuais.

CRÉDITO - Na história do Brasil nunca se viu a taxa de juros do crédito imobiliário cair tanto, isso sem canetada populista. Elas caem por causa da competição do mercado e dos agentes financeiros, que inovam na criação de linhas de crédito, como as indexadas a taxa da inflação, por exemplo.

Os maiores bancos privados do país cobram hoje algo próximo de 7,5% de juros anuais. Veja o levantamento G1 junto aos bancos, clicando aqui.

OFERTA DE IMÓVEIS - Obviamente de nada adiantaria ter emprego e crédito se na hora de escolher o imóvel não se achasse nada para comprar.

Neste item, há de se considerar o mercado primário (imóveis novos) e o mercado secundário (imóveis usados), mas em ambos e de todos os itens acima esse é o que mais preocupa. Em cidades como São Paulo, onde há escassez de terrenos para construir e ainda rigidez na aprovação de projetos, pode ser que a oferta não seja suficiente a demanda que surgirá, aumentando os preços dos imóveis, o que já escrevi sobre isso em outro artigo publicado no guiame.com.br.

Por esta razão, sem desespero, pressa ou lentidão, procure o um corretor de imóveis de sua confiança, faça uma consulta, para avaliar quais seriam as melhores opções de imóveis para você, afinal, 2020 é o ano para recomeçar os sonhos interrompidos pela crise econômica que, já passou.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi