Pular para o conteúdo principal

DECISÕES DEFINEM DESTINOS

INTRODUÇÃO


Diariamente somos chamados a tomada de decisões de toda sorte. Somos chamados a decisões ministeriais, decisões profissionais, estudantis, decisões familiares e decisões espirituais.

Tomar uma decisão, pode ser algo muito simples para algumas pessoas, e extremamente difícil para outras, variando também do nível de responsabilidade de cada um na decisão que tomará.

A decisão sempre implicará em uma perda, pois quando decidirmos por algo fatalmente abrimos mão de outra.

Mesmo quando decidimos não decidir, abrimos mão de uma solução, ou quando decidirmos esperar abrimos mão do imediato, quando decidimos pelo imediato abrimos mão da melhor conclusão, enfim, ao tomarmos uma decisão, abriremos mão de outra opção.

Aquele que decide fatalmente poderá ser reconhecido e admirado pela decisão que tomou, assim como também pode ser odiado por ela.

A decisão não se dá no Espírito que habita em nós, mas a decisão se dá na nossa mente, na nossa alma.

Decisões definem destinos !



DECISÃO x COMPROMETIMENTO

Muitas pessoas confundem decisão com comprometimento. Espera-se, deseja-se que aquele que decida esteja comprometido com a decisão que tomou, mas infelizmente isso não é tão simples assim.

Um exemplo disso são rapazes que apresentam sua decisão de casar com a sua namorada mas não se compromete em cumpri-la, causando marcas, traumas na pessoa que acreditou e se comprometeu com a decisão demonstrada. Ou seja, apesar de haver a decisão não houve comprometimento com ela.

Decidir fazer uma faculdade e não estudar é outro exemplo; decidir casar com fulana de tal e traí-la no curso do casamento; decisão de procurar um emprego e não ser um bom funcionário.

Decisão de aceitar a Jesus, mas não viver uma vida cristã.

Por outro lado existem pessoas que se comprometem com a decisão tomada por um terceiro, mesmo sem ter tido o ônus de decidir.

Veja o exemplo de homens que se comprometeram com a decisão de um terceiro em Juízes 7:20

"Um pouco antes da meia-noite, na hora de ser trocada a guarda, Gideão e os seus cem homens chegaram bem perto do acampamento. Então tocaram as cornetas e quebraram os jarros que levavam.

Os três grupos tocaram as cornetas e quebraram os jarros. Eles seguravam a tocha na mão esquerda e a corneta na direita e gritavam: “Uma espada pelo SENHOR e por Gideão!”

Deus tinha dado a instrução a Gideão e este tinha tomado a decisão de segui-la mesmo contrariando a lógica humana."
DECISÃO E A CRÍTICA

Entretanto, mais fácil é criticar uma decisão do que se comprometer-se com ela. Mais fácil é murmurar reclamando da decisão adotada do que ajudar na execução da decisão.



HOMENS DA BÍBLIA QUE TOMARAM INFELIZES DECISÕES (todos foram influenciados por situações)

Eva e Adão – decidiram seguir seus próprios caminhos e serem detentores de todo conhecimento, trazendo morte a toda a humanidade – Genesis 3:6

"Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. "


Saul – decidiu descumprir a ordem dada por Deus para que esperasse Samuel em Gilgal para que este oferecesse sacrifício (I – Samuel 13 de 8 a 14)

"Seguindo as instruções de Samuel, Saul esperou sete dias, mas Samuel não foi até lá. E o povo começou a abandonar Saul e sair dali.

Então Saul lhes disse: —Tragam os animais para o sacrifício que é completamente queimado e para as ofertas de paz. Ele ofereceu o sacrifício,e, quando estava terminando, Samuel chegou. Saul foi ao encontro dele, para o cumprimentar, mas Samuel disse: —O que foi que você fez? Saul respondeu: —Eu percebi que o povo estava me abandonando e indo embora. Você também não veio como havia prometido, e os filisteus já estavam reunidos em Micmás.

Aí eu pensei: “Os filisteus vão descer a Gilgal para me atacar, e eu ainda não tentei conseguir a ajuda de Deus, o SENHOR.” Então achei que tinha de oferecer o sacrifício.

—O que você fez foi uma loucura! —respondeu Samuel. —Você não obedeceu à ordem do SENHOR, nosso Deus. Se tivesse obedecido, ele teria deixado que você e os seus descendentes governassem o povo de Israel para sempre.

Mas agora você não continuará a governar. Você desobedeceu ao SENHOR, e por isso ele vai encontrar um homem do tipo que ele quer e o fará chefe deste povo."


Pilatos – não quis decidir e acabou condenando Jesus - Marcos 15:15

"Desejando agradar a multidão, Pilatos soltou-lhes Barrabás, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado."
HOMENS DA BÍBLIA QUE TOMARAM FELIZES DECISÕES

Josué – 24: 14 e 15

"Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.

Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor".

Salomão – decidiu buscar a sabedoria de Deus para guiar o povo que Deus havia escolhido – I Reis 3:7 a 9

"Agora, Senhor meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer.

Teu servo está aqui entre o povo que escolheste, um povo tão grande que nem se pode contar.

Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? "

 
AS DECISÕES QUE DEUS TOMOU AO SEU RESPEITO

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.

Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus".

"Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou." Tiago 1:18 (Consertando a decisão equivocada de Adão)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi