Pular para o conteúdo principal

Negros ou Brancos: tanto faz. O STF errou!

Na semana passada o STF decidiu de forma unanime pela constitucionalidade da reserva de cotas na Universidade de Brasilia (Unb) o que, consequentemente, se aplica a todas universidades do Brasil.

Entendendo que tal medida seja necessaria para a equalização de oportunidades entre brancos e negros, o STF aplica, a meu ver, o remédio errado para uma doença grave, a saber, o preconceito racial  - ou como preferem alguns - racismo.

O preconceito racial é sem dúvida um dos maiores males sociais, pois pre-julga a capacidade humana pela cor e aparência, ignorando o mais importante e o que  diferencia o ser humano dos demais animais: a capacidade intelectual.

Julgar pessoas pela aparencia ou raça é abrir mão da capacidade de aprender com o que ela possui em sua essência, é perder a oportunidade de enriquecer-se frente a competencia complementar que somada pode tranformar situações e encontrar novas alternativas aos desafios antigos que precisam ser vencidos.

Entretanto, foi justamente isso que o STF ignorou em nome de uma dívida histórica. Num julgamento por unanimidade ("a unanimidade é burra") decidiu que mais vale a diferença da cor da pele do que a essência das pessoas, sejam brancas, amarelas, negras ou índios. Sobrepoe a aparencia em relação a capacidade.

As "Excelencias" não agiram com a excelência que lhe é exigida, criando uma casta de especiais sobre os demais.

Sou contra qualquer tipo legitimação legal ou judicial que torne parte da sociedade mais importante ou influente que os demais, isso vale para brancos, índios, homossexuais, políticos, magistrados, religiosos e etc, pois todos devem estar sujeitos a mesma lei.

Dívida histórica é a social, que impede que negros, brancos, índios, amarelos pobres tenham acesso as mesmas oportunidades de chegarem a fonte do conhecimento disponível a jovens ricos e, a posteriori, destacarem-se pela competenciais que adquiriram.

A decisão do STF foi um retrocesso a igualdade dos indivíduos posta como princípio em nossa constituição. Uma pena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi