Pular para o conteúdo principal

Plano Diretor e Preços dos Imóveis em São Paulo

Após muito desgaste político, o Prefeito Fernando Haddad conseguiu aprovar a proposta que enviou a Câmara Municipal de São Paulo, que altera as regras gerais para construção de imóveis na Cidade, assim como busca reorganizar a utilização de espaços públicos, ordenar áreas a serem desenvolvidas e investimentos em mobilidade urbana dentre outros objetivos.

Destaco que o Relator do Projeto Vereador Nabil Bonduki é o mesmo que relatou o então projeto de Lei encaminhado pela petista e então prefeita Marta Suplicy.

A época participava da Comissão de Política Urbana da Associação Comercial de São Paulo e participei ativamente de discussões sobre o projeto, cuja linha estratégica muito de assemelha ao aprovado atualmente.

Ainda que dependa de aprovação de legislação complementar para efetivamente entrar em vigor, sustento que a aprovação da plano diretor estratégico gerará consequências diretas e imediatas na vida de todos paulistanos, na qual destaco alguma delas:

1) Nova onda de aumento de preços nos imóveis. 

Com as novas regras de construção a outorga onerosa - autorização para construir além dos limites de cada regiao - ficará mais cara.

Além disso, o maior adensamento somente em áreas com transporte coletivo, restringirá as regiões livres para novas construções e, por consequência, a oferta de imóveis a venda. Não só. O preços dos terrenos em áreas cujo aproveitamento construtivo seja maior, será inflacionado pelos proprietários, que agora saberão estarem sentado em cima de uma mina de ouro.

Para piorar, foi incorporado no PDE a chamada "cota solidariedade". Uma obrigação de "doação" de 10% do valor do terreno para construção de moradias populares pelas construtoras que desejarem construir um prédio com mais de 20.000 m2, uma espécie de dízimo do prefeito!

2) Fim de "incentivo" a construções com vagas de garagem.

Apesar de nunca ter ouvido falar em incentivo para construções com vagas de garagem, a partir da implementação do PDE os prédio que forem construídos com vagas serão "desincentivados", reduzindo ainda mais a oferta de imóveis com vagas - aumentando ainda mais o preço - como se na Cidade de São Paulo já houvesse transporte sobre trilhos em fartura de forma a desistimular o usos dos carros pela população. A propósito, se hoje já é difícil e caro estacionar o carro na rua ou em estacionamentos, que dirá daqui a uns 5 anos!

3) Prestígio as invasões de terras

Entendo importante a criação e ampliação das ZEIS - zonas especiais de interesse social, como medida de regularização áreas de favelas e que precisam revitalização. Infelizmente, segundo o plano, os investimentos para a construção de imóveis populares devem sair de um fundo administrado pelo Poder Público, como se a municipalidade soubesse administrar recursos arrecadados da sociedade. A COHAB está quebrada por administrar contratos de habitação popular com inadimplecia de mais de 50% dos contratos. 

Pior ainda é que o foco retrógrado do governo é criar a dependência das pessoas das "esmolas" dadas pelo Governo, validando invasões ilegais e imorais motivadas por uma visão ideológica bolivariana.

Vimos a Presidenta da República, Prefeito e Ministro de Estado recebendo invasores que sonham com a desconstrução do modelo de Estado republicano e democrático em nome de uma anarquia socialista organizada, que já foi tentada, frustrada e falida. 

Trágico vê-los apresentarem a aprovação do Plano Diretor Estratégico como um troféu  pela vitória de reinvidicações de imóveis populares que poderiam, com certeza e eficiência, serem construídos através de parcerias publico privadas.

Por isso sustento que #OBrasilPrecisadeNovosLíderes




Comentários

  1. Boa tarde!
    Meu nome é Rejane. Gostaria de tirar algumas dúvidas, por favor qual seu email?
    Obg!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi