Pular para o conteúdo principal

Desafios da sociedade atual

Meu objetivo ao escrever esse artigo não é esgotar todos os desafios da sociedade atual, afinal seria muita pretensão a minha discutir assuntos de como acabar com a fome no mundo, como produzir energia não poluente ou como evitar doenças modernas.

O meu objetivo é escrever sobre os novos desafios postos a uma sociedade frente as incertezas geopoliticas, surgimento de grupos apartidarios e supranacionais e a tensão de uma nova e diferente guerra fria.

Com a queda do muro de Berlim, não se  consolidou uma unificação alemã mas também consagrava-se a vitória dos países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos da América, sobre os países orientais, liderados pela União Soviética.

A tensão existia em torno da disputa geopolítica das áreas de influência que cada lado estabeleceu com o fim da segunda guerra.

De certa forma, cada líder desse mundo dividido em duas ideologias, tinha por missão evitar o crescimento armamentista do outro, o que lhe garantia comercio, dinheiro e poder.

Com o fim dessa era, o vácuo de influência deixado pelos oponentes, viraram uma espécie de terra de ninguém, abrindo espaço para o surgimento de novos líderes regionais que passaram a disputar o espaço geopolítico de acordo com suas etnias ou crenças. 

O mundo deixava de ter dois lados para ter muitos lados com muitos conflitos e muita pressão. O inimigo já não era tão facilmente conhecido com uma pauta ainda não clara.

Aqui está o primeiro grande desafio da sociedade atual: Contra quem ou o que lutamos? Qual é o inimigo a ser vencido?

Os grupos, terroristas ou não, se sobrepõem aos Estados, permeiam-se em vários locais, infiltram-se em todas as classes sociais e impedem a luta clássica de um pais sobre o outro.

Basta observarmos grupos terroristas como Al Queida ou ISIS ! Espalhados em vários Estados, se organizam de forma celular, financiados ora por países, ora por empresas, ora através de crimes.

O grupo terrorista ISIS - estado islâmico da Síria e do Iraque - é oponente da Arábia Saudita que é aliada dos Estados Unidos, que incentivaram a derrota do ditador sírio Bashara Al Said numa guerra civil que ajudou a fortalecer justamente o ISIS, que matam ou mutilam pessoas que não vivem segundo sua interpretação do alcorão, sejam islâmicos de outras facções ou de outras religiões.

E o cômico-trágico ditador da Coréia do Norte? Uma constante ameaça, cuja intervenção internacional daria mais prejuízos às vidas das pessoas do que salvação aos norte coreanos.

Que diremos pois da disputa de um Estado Democrático de Israel face ao grupo terrorista Hamas! Será que suas lutas são somente por terras? Acredito que não.

A luta Ucraniana com "rebeldes" russos que lutam pela separação e integração do território ucraniano ao leste, querendo repetir o movimento que, através de plebiscito, decidiu que a Crimeia não mais pertencia a Ucrânia e sim a Rússia.

Todos essas lutas, juntamente com a intervenção americana no Afeganistão e Iraque, ocorrem simultaneamente sempre com novos descabidos atentados que matam civis e defensores da paz, além de uma crise econômica mundial jamais vista na história.

Para piorar o quadro pintado, o progresso da atual ideologia bolivariana na América Latina traz um enorme retrocesso as conquistas econômicas e políticas do fim do século, trazendo de volta, em meio a grande crise global, o dragão inflacionário e o surgimento de líderes populistas messiânicos que, na maioria dos casos, são ditadores apoiados numa tese socialista de alto gasto publico, microgerenciamento da economia por meio das empresas e bancos públicos, impedindo a liberdade de empreender, conquistar mercado interno e externo.

Finalizo, como esperado, não tendo respostas as indagações acima, entendendo somente que as sociedades precisam de novas lideranças que trabalhem pela paz e liberdade social, porque as soluções até então conhecidas já não conseguem atuar de forma que o mundo cresça em justiça e equidade.

#OBrasilPrecisadeNovosLíderes
#QueremosUmMundoMelhor






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi