Pular para o conteúdo principal

A falta de um modelo de pai

Antes de iniciar essa reflexão, quero aqui registrar que não tive nenhum problema por falta de modelo do meu pai, com quem, infelizmente, vivi por pouco tempo já que ele faleceu quando eu tinha onze anos de idade. Mas tenho muito orgulho dos valores que dele recebi, diretamente ou através da boca de outras pessoas, que sempre me relatam a forma de agir de um homem simples, carismático e líder, além de um excelente pai.

Minha reflexão está na análise da falta da modelo frente a situações jamais vivenciadas em um mundo dinâmico onde, prematuramente, se buscam soluções a problemas que sequer sabemos que existem, e quando sabemos, não possuímos modelos a imitar.

A tradicional alegação que agimos com os valores que aprendemos com nossos pais, a meu ver não prospera por ser irreal. Vivemos os valores que aprendemos, adaptamos e aceitamos numa sociedade da nossa época, se não conservaríamos o que em outro momento era a regra e hoje é a exceção.

Por exemplo, meu bisavô (não conheci) talvez fizesse diferença entre pessoas de cor negra ou branca, enquanto hoje tenho dificuldade de explicar ao meu filho o que é racismo pela cor da pele, o que, na cabeça dele não existe na sociedade, já que ele nem sabe o que é fazer esse tipo de distinção.

Agimos de acordo com aquilo que conhecemos, cremos e acreditamos da uma vista da janela social que temos.

Hoje me vi diante de uma situação com a qual não sei como agiria meu pai. Meu filho, como de costume, me convidou para irmos a quadra de nosso prédio jogarmos futebol, coisa de "pai com filho" mais ninguém. Apesar de estar extremamente cansado pela semana em que percorri sete cidades, aceitei o convite.

Descemos, eu e ele. Sei de seu sonho de ser um grande jogador de futebol, como a maioria dos meninos de sua idade. Pedi que chutasse mais forte, que dominasse melhor a bola, que colocasse o chute com precisão. Lá estávamos quando, subitamente, me vi só. Ele havia sumido sem me dar notícias, me deixando preocupado, sem falar onde tinha ido.

Retornei ao apartamento e irritado o questionei sobre as razões que o tinha feito a agir daquela forma. "Aquele negócio de ficar mandando eu chutar mais forte, dominar a bola é chato!"

Meu chão abriu sob os meus pés pois me vi cobrando de um menino de sete anos o atingimento de uma performance futebolística que o levasse a atingir sua "meta" de ser um grande jogador, assim como diariamente sou cobrado em metas e resultados. Eu estava errado, mas havia me faltado um modelo.

O modelo é utilizado para padronização, imitação em situações equivalentes, nas práticas e no comportamento. Vi que, mesmo que meu pai tivesse convivido comigo muitos anos, me faltaria o modelo, pois as situações, o mundo e suas exigências são outras e caberia a mim somente criar uma paternidade que melhor servisse ao meu filho.

Pedi desculpas a ele, explicando-o que achei que estava marcando um "gol de placa" quando, na verdade, estava fazendo "um gol contra de canela". Confesso que também não sei se meu pai agiria assim, mas fiz conforme o meu coração sugeriu e ganhei um forte abraço.

Minha homenagem a meu pai, avô, bisavô e antecessores que fizeram o melhor que podiam mesmo sem terem modelos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi