Pular para o conteúdo principal

Religando.. Deus... Eu... Conectado!

Tenho me dedicado a leitura da carta do Apóstolo Paulo aos cristãos que habitavam em Roma, livro que na Bíblia recebeu o nome de "Romanos".

Acredito que precisarei ler mais 50 mil vezes o capítulo 8 da carta para compreender a sua profundidade, pois nele Paulo sintetiza, em poucos versos, a essência do que anos mais tarde viria a ser a tese principal do Cristianismo, a "justificação".

Não tenho vergonha de assumir que precisei ler algumas vezes em voz alta, repetindo os mesmos versículos, para tomar coragem de me atrever a compartilhar com você a minha interpretação desse trecho bíblico.

Nele enxergo (repito, na minha simplória interpretação), Paulo fazendo uma diferença entre aqueles que não dominam a si mesmos, que articulam planos para sua própria vaidade ou entendendo que o céu é aquilo que eles próprios criam o que, e, por vezes se carrega na carteira, no cartão comercial, ou se encontra no poder, na fama, nos esteriótipos de santidade, da articulação e oratória. Ou seja, tudo isso é o que Paulo denomina, de viver segundo a carne.

Por outro lado, viver a vida no Espírito seria render-se a tese do Deus encarnado em Jesus na qual e somente pela fé (enxergar aquilo que não se vê), morreu e ressuscitou dos mortos, para que toda aquele que nele crer tivesse vida em abundância. 

Por esse entendimento, Jesus, o Deus em forma de carne humana, viveu entre nós mas fora sacrificado em troca do perdão dos pecados de toda a humanidade, de forma que, uma vez sacrificado, não seria necessário mais viver com base em rituais religiosos buscando atrair o Deus-Pai, que passaria a viver diretamente nos corações daqueles que assim crescem, através de seu espírito.

O Espírito de Deus em mim, alinhado no meu espírito eterno. Aquele que me chamou antes mesmo da fundação do mundo e que viverá eternamente pela salvação através de Cristo.

Ora, com o Espírito de Deus morando nos corações, as atitudes mudariam, a visão de mundo mudaria e já não seríamos as mesmas pessoas com foco nas maldades do mundo sanguinário, onde é necessário sacrifícios com animais para remissão de pecados, mas sim, amando a Deus sobre todas as coisas, cumprindo dessa forma, inclusive, o primeiro mandando da Lei judaica, sendo os demais mandamentos letra morta de uma lei substituída pela justificação em Cristo.

A propósito, o próprio Jesus Cristo tratou de confirmar a nova lei. Em Mateus 22:37 a 40 Ele disse:
"Jesus respondeu:  — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.”  Este é o maior mandamento e o mais importante.  E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”  Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos." Mateus 22:37‭-‬40 NTLH http://bible.com/211/mat.22.37-40.NTLH

Por essa razão, nenhuma condenação haveria mas para aqueles que amam a Deus e deixam-se ser guiados pelo  Espírito de Deus, afinal, justificados por Cristo teríamos paz com Deus e conosco mesmo.

Isso não significa uma vida terrena sem erros, falhas, desafios ou medos. Significa somente que se o meu espírito está alinhado com o espírito de Deus, nenhuma condenação eterna cairia sobre mim e, novamente e tão somente pela fé, o desafio é viver aqui sabendo que é peregrino, que Aquele que tudo criou abençoará seus planos desde que alinhados com a vontade d'Ele.
"Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos."Provérbios 16:3
O responsável pela religação do meu espírito com o Espírito de Deus seria Jesus Cristo, ou seja, o próprio Deus encarnado. À ele a homenagem de promover tal religação, de trazer a paz, que excede todo entendimento, entre o meu Espírito é o Espírito de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi