Pular para o conteúdo principal

POTENCIALIZANDO A VIDA DO CRISTÃO

Texto bíblico: Mateus 25: 14 a 30

Jesus estava dando instruções aos seus discípulos durante o sermão profético que se iniciou no capítulo 24 do evangelho de Mateus.

No Capítulo 24 e 25 Jesus estava falando o que iria acontecer antes dos fins dos tempos. Jesus relatava aos discípulos a respeito das dores que todos sofreriam, da grande tribulação, da volta de Cristo.

Exortou para que eles, e agora nós, nos mantivéssemos vigilantes e no verso 14 do Capítulo 25 de Mateus insere uma parábola conhecida como a parábola dos 10 talentos.

A preocupação de Jesus era trabalhar no caráter de seus discípulos para que eles perpetuassem a constituição do Reino de Deus ensinada por Jesus.

Para isso Jesus queria que cada discípulo soubesse que eles teriam que ter coragem e não terem medo.

A parábola dos talentos é uma advertência a nos mantermos fiéis a Deus e a sua palavra, usando todo o potencial que Ele nos deu para seguirmos firmemente rumo ao céu.

O talento descrito no texto simboliza aptidões, tempo, recursos e oportunidades que Deus nos dá ao longo da vida aqui na terra.

Essas aptidões qualidades, recursos e oportunidades Deus nos confiou para que usemos da forma mais produtiva possível cumprindo a promessa dada ao pai Abraão:

E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:3

Talvez alguém pense mas eu não tenho aptidão nenhuma, não tenho qualidade, ou pior, “a minha melhor qualidade é ficar quieto, parado e não incomodar ninguém”

Essa era a visão de Moisés quando Deus o chamou para resgatar o povo de Israel.

“Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” Exodo 3:11

Da mesma forma foi a visão de Gideão em Juízes 6:14:

“Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?

E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.”

A Igreja do Senhor, que é composta por pessoas como eu e você, não pode se calar frente aos desafios que lhe são impostos, não se pode calar frente a degradação social vivida nos tempos atuais. Deve usar os talentos que lhe forem entregues para implantar o Reino dos Céus aqui na terra, tal como Jesus disse:

“...venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Lucas 11:2”

A versão dada por Lucas a parábola dos dez talentos diz:

“Negociai até que eu venha”

E uma dos conceitos da palavra “negociar” é “Promover o andamento ou a conclusão de; ajustar, contratar”

Deus espera, deseja que você promova o Reino de Deus aqui na terra, usando todas as aptidões e características que Ele te deu para que você aproveite cada oportunidade que vier a sua mão.

O inimigo busca nos manter desanimados, desfocados, sem identidade, sem alvo, sem auto-estima, sem vontade para que, por medo, não avancemos em nossa caminhada rumo a promoção do reino de Deus aqui na terra.

Como aproveitar seus talentos....

1) Faça uma pergunta a você mesmo. Quais são seus 3 (três) principais defeitos e suas 3(três) principais qualidades.

2) Minimize e trabalhe para transformar seus defeitos em qualidades. Os defeitos são da natureza humana do homem.

3) Maximize ou potencialize suas qualidades, invista nelas, estude mais elas, consolide cada dia mais a sua qualidade. Lembre-se: as qualidades são divinas.

4) Trace um plano para a conquista, planeje sua ação

5) Tenha coragem. Aja, o Senhor é com você!

Como devemos promover o Reino de Deus...

1) Defendendo aquilo que Deus defende

a. A família

b. O meio ambiente


2) Amando as pessoas

a. Discipulando

b. Mostrando sensibilidade

c. Tendo disposição

d. Participando de campanhas sociais

i. Doação de sangue

ii. Campanha do agasalho


3) Participando de movimentos sociais

a. Política

b. ONG´s

c. Sindicatos

d. Conselhos municipais

e. Associações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi