Pular para o conteúdo principal

TIRADOS DA ESCRAVIDÃO E CHAMADOS A RECONSTRUÇÃO

Texto bíblico: Esdras 6:22 / Neemias 2:17


O livro de Esdras registra o cumprimento da Palavra de Deus de levar os israelitas de volta a sua pátria depois de 70 anos de cativeiro

Deus forneceu orientação a uma variedade de líderes.

1º. Guiou os líderes da Pérsia a atuarem de acordo com a sua vontade. Deus amoleceu o coração dos Líderes das nações que escravizavam os israelitas.

2º. Guiou e dirigiu Esdras, Zorobabel e Neemias enquanto lideravam os judeus ao retorno na fé genuína em Deus

Em nossa sociedade também devemos diariamente interceder pelo nosso País e pelos líderes que são colocados para governar o povo, mas também devemos seguir a orientação dada pelos líderes a fim de participarmos da reconstrução, restauração e manutenção do Reino de Deus sobre a terra.

Deus, através da nossa oração, pode guiar os líderes da nossa nação a atuarem de acordo com a Sua vontade, que, segundo a Bíblia é “boa, perfeita e agradável” a todos, não somente aos evangélicos.

Da mesma forma, Deus tem levantado homens e mulheres tementes a Deus, com o coração honesto e integro para dirigir o povo escolhido por Deus. Da mesma forma que levantou Esdras, Zorobabel e Neemias, Deus levantou Daniel Berg, Pr. Paulo Leivas Macalão, Pr. Lupércio Verguiniano, Bispo Manoel Ferreira, Pr. Samuel Ferreira e Pr. Dilmo dos Santos para dirigirem o povo de Deus.

Esse homens, assim como Esdras, Neemias e Zorobabel que não são perfeitos, mas vivem em consagração, num processo contínuo de santificação, e buscam incessantemente cumprirem a vontade de Deus nas suas vidas e na vida do povo que lideram.

Devemos estar atentos ao que ocorre ao nosso redor e a nossa época para não sermos enganados e ludibriados com outras doutrinas.

Paulo, por exemplo, foi muito contundente em relação a isso. Paulo estava organizando a igrejas e por vezes se via obrigado a repelir outras doutrinas para não fosse tirado o foco das igrejas que lideravam.

Deus, sendo o Criador de tudo e todos escolheu um povo para Ele, assim o fez para implementar ao mundo um conjunto de valores e princípios as pessoas de uma sociedade má, perversa e corrupta. Você faz parte disso.

Da mesma forma, que os israelitas foram tirados da escravidão e chamados a reconstrução dos muros de Jerusalém, o Pai nos tirou da escravidão e nos chamou a uma grande obra de reconstrução social.

Deus criou você para que você implemente os valores e princípios do Reino de Deus na vida das pessoas ao seu redor, isso você pode fazer através do suas atitudes, através de sua ações, através do seu comportamento, da sua influencia e, inclusive, através do seu voto.

No próximo domingo a nação estará escolhendo seus novos dirigentes. Que Deus nos abençoe dando sabedoria e graça no momento da escolha dos candidatos, para que sejam escolhidos homens e mulheres que vivam os princípios do Reino de Deus nessa terra, ou que, da mesma forma de Ciro, Artaxerxes e Dario que mesmo não sendo do povo escolhido de Deus foram usados por Deus para a libertação do povo.

Oremos pela Nação Brasileira, entregando seu futuro nas mãos do Criador, e agindo da mesma forma que agiu Neemias que vendo a miséria que Jerusalém estava, destruída e assolada, exclamou: “vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio”

Finalizo enfatizando que a oração pode muito em seus efeitos, mas Neemias relata que orava, trabalhava e permanecia de guarda (Capitulo 4:9, 13, 21), essa deve ser a nossa atitude.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi