Pular para o conteúdo principal

OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR

Salmo 40: 4 a 10 e Isaías 6:5

O profeta Isaías é conhecido na Bíblia como aquele que mais comunicou as revelações de Deus acerca do Messias. Isaías foi usado por Deus para trazer grandes revelações a respeito do que viria e de Jesus.

Isaías era um homem influente a sua época, provavelmente participante da elite da sociedade local, da aristocracia, aos olhos dos homens uma grande figura social.

O chamado de Isaías se dá com a morte do rei Uzias.

Uzias edificou torres, tinha um grande exercito as suas ordens, com habilidade de armas de mais de 300.000 homens, fez máquinas da invenção de engenheiros e seu nome espalhou com fama até muito distante.

O sucesso havia tomado sua cabeça.

Uzias fez algo que não era de sua competência. Ele decidiu, por conta própria, oferecer incenso no Templo de Deus (II Crônicas 26:16) o que era prerrogativa exclusiva dos sacerdotes.

No ano que Uzias morreu, no ano em que o pecado morreu, no ano em que o egoísmo e egocentrismo morreu, o Senhor levantou profeta para falar com o povo e anunciar as maravilhas que Deus tinha separado para a salvação da humanidade.

Várias vezes nos vemos sem ouvir a voz de Deus, vamos na igreja e já não sentimos/ouvimos Deus falar, entende a igreja como um clube, como um passatempo, como um centro social e que várias vezes está acontecendo é que Deus já não fala mais como você pois o pecado ou o sucesso subiu a sua cabeça.

Vemos a igreja e os departamentos dela, quem dirige o que, quem faz o que, quem o pastor elogiou, quem o pastor admoestou, mas não temos mais a sensibilidade de ouvir Deus falar conosco.

O pecado tira a nossa sensibilidade de ouvir e ver a Deus em todas as suas manifestações, tira o nosso temor, tira o nosso compromisso com Deus, nos deixa desanimados.

Não conseguimos ver Deus na natureza, nos pássaros, nas plantas, no milagre diário da vida, não vemos como milagre de Deus chegarmos em casa vivos todos os dias, ver que nossos filhos foram e voltaram da escola com saúde e protegidos, não vemos os milagres de Deus em coisas, aparentemente, pequenas.

I Samuel 15 mostra que da mesma forma que aconteceu com Uzias aconteceu com Saul que já não tendo sensibilidade e temor do Senhor descumpriu sua ordenança por se achar superior a ordenança de Deus e, nesse caso, pior ainda pois quis jogar a responsabilidade no povo, assim como Adão quis jogar a responsabilidade em Eva.

O pecado nos impede de ver a Gloria de Deus em nós, e a falta da Glória de Deus em nós nos impede de ver quão somos falhos, quão somos pecadores.

Desta forma, após a morte de Uzias, após a morte do triunfo do pecado, Isaías pode ter uma experiência verdadeira com Deus e afirmar categoricamente: “eu vi”.

Após a morte do pecado, podemos então ver a Deus e voltarmos a ter a sensibilidade de quem somos, a consciência da natureza carnal e pecaminosa que possuímos e obter o perdão do Senhor.

Ora, por acaso Deus não sabe da nossa natureza humana má e perversa ? Claro que sim. O pecado gera a morte, mas é o sangue purificador de Jesus que nos purifica e justifica de toda iniqüidade e de todo o pecado.

Davi foi um homem que pecou caiu, mas nunca teve a pretensão de ser seu próprio deus, de ser maior que o Senhor, de se ensoberbecer, de ficar cheio de si.

Enquanto Davi consultava a Deus como prova de sua confiança n’Ele, Saul consultou a feiticeira; Davi consultava a Deus e reconhecia que O Senhor era sua salvação; enquanto isso Saul decidiu confiar em si mesmo, Davi afirma no Salmo 56:3 “No dia em que eu temer, hei de confiar em ti”.

Enquanto Uzias exaltou o seu coração até se corromper, esquecendo que Deus havia providenciado tudo (II Crônicas 26:16), Isaías decidiu apresentar-se diante do Senhor reconhecendo-se um pecador que precisa de misericórdia (Isaías 6:5).

Na noite de hoje, aprendamos com Davi e Isaías que preferiram buscar a misericórdia de Deus nos seus caminhos e entrarem para história como homens usados pelo Senhor.

Uma vez que reconheçamos esse homem pecador que existe dentro de nós e clamamos pela salvação através de Jesus, Deus nos permite entrar em seu santuário, Deus envia serafins para tocar em nós para tirar nossa iniqüidade e perdoar nossos pecados.

Hoje é dia de cura espiritual, de reconhecimento da soberania, do poderio, da graça, da misericórdia, de perdão de pecados e de religação com Deus. Isso se dá através da comunhão com os nossos irmãos filhos do mesmo Deus que também carecem do perdão de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi