Pular para o conteúdo principal

POR QUE OS JUSTOS SOFREM ... (PARTE 1/4)

Texto bíblico: II Coríntios 4:8 e 9

(NVI)

“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.”

(Almeida Corrigida e Revisada)

“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;”

(NTLH)

“Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados.Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos.”

Temos visto um evangelho do “Pare de Sofrer” em todas as esquinas do nosso país. Por diversas vezes também somos seduzidos a esta promessa de “não sofrimento nunca mais”, o que é uma ilusão.
A propaganda é enganosa pois o proprio Jesus disse:

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. 2 Timóteo 2:3

Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. Salmos 34:19

Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal. Salmos 90:15

Nos vemos obrigados a ministrar esse tipo de mensagem somente em cultos de ensino restrito aos salvos, aos maduros na fé, aos que já estao firmes em Jesus, mesmo assim com muito cuidado.

A boa nova de hoje é: Os justos também sofrem !

O justo não tem um seguro especial quanto ao sofrimento por que obedecem a Deus, uma vez que todos estão suceptíveis as contingências da vida na terra.

Eclesiastes 9:1 e 2 (NVLH)

Eu pensei bastante, e me esforcei para entender tudo isso, e cheguei à conclusão de que Deus controla o que as pessoas sábias e honestas fazem e até o amor e o ódio delas. Ninguém sabe nada do que vai acontecer no futuro, mas isso não faz diferença.

Pois a mesma coisa acontece com os honestos e os desonestos, os bons e os maus, os religiosos e os não-religiosos, os que adoram a Deus e os que não adoram. A mesma coisa acontece com quem é bom e com quem é pecador, com a pessoa que faz juramentos e com a que não faz.

Hoje quero discutir somente o primeiro sentimento descrito por Paulo no verso 8: Aflito, atribulado ou pressionado (dependendo da versão da tradução).

Em primeiro lugar os justos são aflitos, atribulados ou pressionados, mas nunca serão derrotados, angustiados ou desanimados.

Os justos ficam aflitos, atribulados ou pressionados:

1) Por causa do pecado

Davi reconhece isso

Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados. Salmos 25:18

As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos. Salmos 25:17

a. O pecado trouxe o sofrimento ao homem, e a Bíblia diz que todos pecaram.

b. As paixões carnais não supridas geram sofrimento

pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. 1 Timóteo 6:10

c. Decisões equivocadas, sementes plantadas

2) Para a consolidação da vida cristã

a. Paulo jamais seria tão profundo senão fosse afligido, atribulado ou pressionado pelas situações do mundo

b. Jó 42:5

c. Experiência:

Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições. Hebreus 10:32

3) Para ser testado e aprovado, (depurar o caráter)

a. Deuteronômio 8:2

E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.

4) Para manifestação da Glória de Deus através de nós
Mas que vantagem então em ser justo se sofremos como ou pior que o impio ?
Os justos não se desanimam, não se angustiam, não são derrotados pois:

1) O pecado foi vencido por Jesus na cruz do calvário

2) Sabem que a consolidação da vida cristã os farão mais profundos e influenciadores, e conhecerao a Deus face a face

3) Pois serão aprovados por Jesus como servo bom e fiel no dia do julgamento final

4) A Gloria de Deus é manifestada

O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram. Salmos 19:1

Você está se sentindo desanimado, angustiado ou derrotado peça ajuda a Igreja para que esteja orando com e por você, converse com seu líder.

O diabo busca tragar aquém estiver só, afinal, naturalmente quando nos sentimos desanimado, angustiado ou derrotado tendemos a o isolamento, a clausura, a solidão, dando brecha as ciladas de Satanás.

Deus tem promessa para você:

Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. Salmos 34:6

Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Salmos 34:17

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Romanos 8:18

Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 1 Pedro 4:13

Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais.

E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.

E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.

Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.

Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus.

E guarda os mandamentos do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres.

Porque o SENHOR teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas;

Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.

Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre.

Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao SENHOR teu Deus pela boa terra que te deu.

Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;

Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as,

E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens,

Se eleve o teu coração e te esqueças do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;

Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira;

Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem;

E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.

Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.

A semana que vem: perplexos, Algumas vezes ficamos em dúvida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi