Pular para o conteúdo principal

POR QUE OS JUSTOS SOFREM ... (PARTE 3/4)

Texto bíblico: II Coríntios 4: 9

(Almeida Corrigida e Revisada)

“(...);Perseguidos, mas não desamparados;”

(NVI)

“(...) somos perseguidos, mas não abandonados;”

(NTLH)

“(...)Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo.”

Anteriomente vimos que o cristão pode ser afligido, presionado mas não pode render-se ao desanimo, sendo certo que a melhor ferramenta para combater o desanimo é a comunhão.

Vimos também que o cristão pode até ficar em dúvida, entretanto deve combater o desespero, pois esse é demonstra uma falta de fé que desagrada a Deus.

Hoje vemos que o justo sofre por ser perseguido mas nunca estará desamparado.

Quando somos perseguidos sofremos pelo stress, medo, instabilidade, pelo sentimento de injustiça.
Ser cristão não te isenta de sofrer perseguição.

Vários ícones bíblicos foram perseguidos por defenderem suas convicções pessoais pautadas na vontade de Deus e na verdade: Jacó, José, Daniel, Davi, Paulo, Pedro, João, João Batista e o proprio Jesus.

Jesus em Lucas 21:12 avisou seus discípulos sobre a perseguição:

“Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome.”

Em Mateus 5:10 a 12, Jesus declara como Bem aventurados:

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.”

"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.

Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".

Ora, como vimos em estudos anteriores, no  Reino dos Céus, que Jesus falou “venha sobre nós o Teu Reino” existem quatro princípios básicos a serem obedecidos:

a. Amar a Deus sobre todas as coisas (Mateus 22:37)

b. Amar ao próximo com a si mesmo (Mateus 22:39)

c. Produzir o fruto do Espírito (Gálatas 5: 16 a 26)

d. Produzir obras para a Glória de Deus (Tiago 2:14 a 26)


Em 2ª. Timóteo 3:11 Paulo descreve a seu filho na fé:



De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos, pois somos perseguidos pelo Diabo.

Como agir frente ao sofrimento de perseguição:

1. Entenda que a perseguição é espiritual e não carnal

Quando ouvimos sobre perseguição, diretamente nos vem a memória pessoas que estejam nos perseguindo, entretanto, a Bíblia nos relata que:

A perseguição que sofremos não é uma questão material e sim espiritual, portanto as ferramentas que temos que usar são espirituais e não carnais e essa é a garantia que não estaremos desamparados, abandonados ou nos faltando um amigo.


Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. 1 Pedro 5:8
A perseguição se dá no mundo espiritual e não inicia-se nas pessoas. As pessoas, quando dão brechas para a atuação de Satanas em suas vidas deixam-se serem usadas para promover a perseguição.

A nossa batalha não é contra a carne e o sangue:

pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Efésios 6:12


2. Faça discípulos

Se prepararmos discípulos ensinando as palavras de Jesus jamais ficamos desamparados pois os discípulos serão a manifestação de Jesus ao nosso lado no dia da perseguição.

Mateus 28:19 e 20 diz:

Portanto, ide, ensinai {ou fazei discípulos} todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as {coisas} que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

(NTLH)

“Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.”
(NVI)

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
3. Lembre-se quem é o seu protetor:

A Bíblia nos confere uma proteção de Deus em tempos de perseguição. Não há talismã, copo de água, fita do bonfim, toalha de apóstolo, profeta que mora perto de sua casa.

Devemos crer (ter fé) que o nosso guardador, protetor é o proprio Deus que, se assim Ele desejar,a Seu tempo poderá usar pessoas e não coisas para nos abençoar se assim Ele desejar.

Deus não nos livra de ser perseguido, mas nos livra na perseguição.

Salmo 121. Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta! O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.
Salmo 91 nos assegura:
Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.



Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.



Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.



Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.



Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.



Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.



Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.



Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.



Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.



"Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.



Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.



Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação. "

Isaías 43

Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: "Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu.



Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.



Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você.



Visto que você é precioso e honrado à minha vista, e porque eu o amo, darei homens em seu lugar, e nações em troca de sua vida.



Não tenha medo, pois eu estou com você, do oriente trarei seus filhos e do ocidente ajuntarei você.

 
Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi