Pular para o conteúdo principal

POR QUE OS JUSTOS SOFREM ... (PARTE 2/4)

Texto bíblico: II Coríntios 4:8 e 9


(NVI)

“(...); ficamos perplexos, mas não desesperados”

(Almeida Corrigida e Revisada)

“(...)perplexos, mas não desanimados;”

(NTLH)

“(...)Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados.”


Conceitos:

Perplexo = ambíguo, duvidoso; desorientado, indeciso.


Desesperado (de.ses.pe.ra.do) = adj (part de desesperar) 1 Entregue ao desespero; que perdeu a esperança. 2 Que não dá qualquer esperança de melhora, sucesso, cura ou salvação. 3 Encarniçado, obstinado, renhido. 4 Arrebatado, precipitado. 5 Enraivecido, furioso. sm 1 Indivíduo que perdeu a esperança. 2 Indivíduo furioso ou alucinado.

No estudo anterior “Por que os justos sofrem... parte 1 vimos:

1) Que os justos também sofrem, são aflitos, atribulados ou pressionados:

a. Por causa do pecado
b. Para a consolidação do evangelho de Jesus
c. Para ser testado e aprovado
d. Para manifestação da Glória de Deus
Entretanto, a semana passada vimos que os justos não devem se desanimar, angustiar, e não são derrotados pois:
a. O pecado foi vencido por Jesus na cruz do calvário
b. Sabem que a consolidação da vida cristã os farão mais profundos e influenciadores, e conhecerao a Deus face a face
c. Pois serão aprovados por Jesus como servo bom e fiel no dia do julgamento final
d. A Gloria de Deus é manifestada é manifestada em suas vidas no dia bom e no dia mal

E concluímos que devemos estar em comunhão com os irmãos para não desanimarmos no momento da aflição

I – A DÚVIDA NOS FAZ SOFRER

Hoje veremos que os justos também sofrem pois podem ficar perplexos e em dúvida.

A dúvida nasceu antes mesmo do pecado.

Pela dúvida a serpente fez brotar o desejo no coração da mulher que a plantou no coração do homem (Genesis 3: 1 a 5):

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? " Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal".
A dúvida combate a fé (Hebreus 11:1) (NTLH)
A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.
Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6
Desde o princípio dos tempos houve inimizade entre a fé e a dúvida, já que uma se opoe a outra diretamente, desta forma,a dúvida sempre foi uma forma de desagradarmos a Deus (sem fé é impossível agradar a Deus).

Desta forma, os justos também sofrem pela dúvida, pela falta de fé!

Desagradando a Deus, confiando em sua própria visão e percepção das coisas !

Os discípulos foram admoestados por Jesus pela falta de fé:

Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: "Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão? Mateus 16:8
Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? " Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Mateus 8:26

A dúvida gera ansiedade e a ansiedade mata-nos por dentro.


II – SOFREMOS PELA DÚVIDA, MAS NÃO PODEMOS ENTRAR EM DESESPERO

Entretanto, Paulo descreve que podemos até ficar sem fé, perplexos, desorientados, indecisos, mas os justos não ficam desesperados.

A pessoa quando fica perplexa hesita, fica temporariamente incapaz de tomar uma decisão, não sabe como reagir para solucionar um problema.

Podemos até ficar perplexos pela natureza carnal que temos, entretanto, não podemos ficar desesperados.

Quando nos desesperamos, perdemos “a mão” do medo e demonstramos a todos que como não vemos saída da dificuldade, nem em Deus.

Queimamos energia a toa na busca de uma solução carnal as dificuldades, busca essa não satisfeita.

Características do desespero:

1) O desespero cega ! A pessoa não consegue mudar a história e foca diretamente no problema enquanto Deus quer trazer solução, esclarecimento e sabedoria para a tomada da decisão correta.

2) O desespero incomoda aos que estão ao redor e que, várias vezes, tem uma visão privilegiada da situação, impedindo-os de serem canal de bênçãos

3) O desespero nos faz precipitar. Se Jó tivesse se desesperado tinha ouvido o conselho de sua mulher em blasfemar contra Deus e morrer. Ele teve muitas dúvidas, mas não se desesperou;

4) O desespero nos faz atribuir a Deus a iniqüidade, blasfemando contra Deus


Conclusão:

1) Todas as vezes que você ficar em dúvida, não se desespere, coloque a sua esperança em Deus

Salmo 39:7 - E agora, Senhor, o que posso esperar? A minha esperança está em ti.
2) Busque apoio dos irmãos – Deus também usa pessoas para tirarem as nossas dúvidas, para nos darem uma palavra de conselho e sabedoria

O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos. Provérbios 12:15

Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso. Provérbios 15:22
Ouça os conselhos e esteja pronto para aprender; assim, um dia você será sábio. Provérbios 19:20
3) Não decida com base na primeira notícia que você recebeu no momento conturbado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi