Pular para o conteúdo principal

POR QUE OS JUSTOS SOFREM ... (PARTE 4/4)

Texto bíblico: II Coríntios 4: 9

“abatidos, mas não destruídos;” (revisada e atualizada e NVI)

“Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos.” (NTLH)

O escritor Paulo escreveu este trecho da sua carta numa cadência de situações de sofrimento que o justo pode sofrer:

Afligindo > mas não desanimado

Em dúvida > mas não desesperado

Perseguido > mas não abandonado

Em nosso último estudo na data de hoje, vemos que Paulo destaca o grau máximo de sofrimento que uma pessoa pode suportar: a humilhação.

A palavra abatido tem a seguinte significado:

abatido: a.ba.ti.do. adj (part de abater) 1 Enfraquecido, desanimado. 2 Humilhado, rebaixado, suplantado. 3 Abaixado, arreado, descido. 4 Agachado, escondido, oculto.

Paulo estava querendo nos dizer que podemos até sofrer humilhações ou rebaixamentos mas Deus não permitirá que sejamos destruídos pelos nossos adversários, ou por que nos persegue (lembre-se do estudo anterior sobre que é que nos persegue).

As pessoas são humilhadas por várias razões:

• Crise familiar
• Crise financeira
• Crise conjugal
• Crise com os filhos
• Pela injustiça
• Por ter caído no laço do Diabo

O pecado que entrou por um homem fez que todos fossem humilhados

A promessa que Deus tem a você é “ O inimigo das nossas almas não te destruirá!”

Ninguém deseja ser humilhado, rebaixado, constrangido, agora caso o justo sofra de humilhação, rebaixamento isso não é seu fim, Deus o exaltará e não será destruído.

“Àquele que se lembrou de nós quando fomos humilhados O seu amor dura para sempre! Salmos 136:23”

Nós podemos em algum momento das nossas vidas sermos humilhados, mas é o amor, a benignidade do Senhor que dura para sempre, ou seja, a humilhação não dura para sempre, mas o amor de Deus por nós dura para sempre.

Como devemos proceder frente a humilhação:

1) Ore - Exponha a Deus a sua angústia

Então, na hora do sacrifício da tarde, eu saí do meu abatimento, com a túnica e o manto rasgados, e caí de joelhos com as mãos estendidas para o Senhor, para o meu Deus, Esdras 9:5

Esdras se sentiu humilhado pelo comportamento do povo de Israel que havia se misturado com outros povos e descumprido a orientação dada.

Certa vez quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto à entrada do santuário do Senhor, Ana se levantou e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor. E fez um voto, dizendo: "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados". 1 Samuel 1:11

Oração de Ana para gerar um filho.

2) Tenha humildade

“O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra. Provérbios 29:23”

O orgulho leva um homem a destruição, pois ele perde a sensibilidade e a noção do que ele é frente a toda obra do Criador.

3) Creia em Deus - Davi cria que Deus o livraria na humilhação

SALMO 44

Com os nossos próprios ouvidos ouvimos, ó Deus; os nossos antepassados nos contaram os feitos que realizaste no tempo deles, nos dias da antigüidade.Com a tua própria mão expulsaste as nações para estabelecer os nossos antepassados; arruinaste povos e fizeste prosperar os nossos antepassados.

Não foi pela espada que conquistaram a terra, nem pela força do braço que alcançaram a vitória; foi pela tua mão direita, pelo teu braço, e pela luz do teu rosto, por causa do teu amor para com eles.És tu, meu Rei e meu Deus! Tu decretas vitórias para Jacó!

Contigo pomos em fuga os nossos adversários; pelo teu nome pisoteamos os que nos atacam.Não confio em meu arco, minha espada não me concede a vitória;mas tu nos concedes a vitória sobre os nossos adversários e humilhas os que nos odeiam.

Em Deus nos gloriamos o tempo todo, e louvaremos o teu nome para sempre. Pausa

Mas agora nos rejeitaste e nos humilhaste; já não sais com os nossos exércitos. Diante dos nossos adversários fizeste-nos bater em retirada, e os que nos odeiam nos saquearam.

Tu nos entregaste para sermos devorados como ovelhas e nos dispersaste entre as nações. Vendeste o teu povo por uma ninharia, nada lucrando com a sua venda.

Tu nos fizeste objeto de vergonha dos nossos vizinhos, de zombaria e menosprezo dos que nos rodeiam.Fizeste de nós um provérbio entre as nações; os povos meneiam a cabeça quando nos vêem.

Sofro humilhação o tempo todo, e o meu rosto está coberto de vergonha por causa da zombaria dos que me censuram e me provocam, por causa do inimigo, que busca vingança.

Tudo isso aconteceu conosco, sem que nos tivéssemos esquecido de ti, nem tivéssemos traído a tua aliança.

Nossos corações não voltaram atrás, nem os nossos pés se desviaram da tua vereda.

Todavia, tu nos esmagaste e fizeste de nós um covil de chacais e de densas trevas nos cobriste.

Se tivéssemos esquecido o nome do nosso Deus e tivéssemos estendido as nossas mãos a um deus estrangeiro,

Deus não o teria descoberto? Pois ele conhece os segredos do coração!

Contudo, por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro.

Desperta, Senhor! Por que dormes? Levanta-te! Não nos rejeites para sempre.

Por que escondes o teu rosto e esqueces o nosso sofrimento e a nossa aflição?

Fomos humilhados até o pó; nossos corpos se apegam ao chão.Levanta-te! Socorre-nos! Resgata-nos por causa da tua fidelidade.

SALMO 69

18 e 19,

Aproxima-te e resgata-me; livra-me por causa dos meus inimigos. Tu bem sabes como sofro zombaria, humilhação e vergonha; conheces todos os meus adversários.

30 a 36

Grande é a minha aflição e a minha dor! Proteja-me, ó Deus, a tua salvação!Louvarei o nome de Deus com cânticos e proclamarei sua grandeza com ações de graças; isso agradará o Senhor mais do que bois, mais do que touros com seus chifres e cascos.

Os necessitados o verão e se alegrarão; a vocês que buscam a Deus, vida ao seu coração! O Senhor ouve o pobre e não despreza o seu povo aprisionado.

Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo o que neles se move, pois Deus salvará Sião e reconstruirá as cidades de Judá. Então o povo ali viverá e tomará posse da terra; a descendência dos seus servos a herdará, e nela habitarão os que amam o seu nome.

4) Creia na Palavra Profetica do Senhor

a) “Não tenha medo; você não sofrerá vergonha. Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez. Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra. O Senhor chamará você de volta como se você fosse uma mulher abandonada e aflita de espírito, uma mulher que se casou nova, apenas para ser rejeitada", diz o seu Deus.” Isaías 54:4

b) “Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla, e ao invés da humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna”. Isaías 61:7

c) “Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso. Filipenses 3:21”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIOS E OBJETIVOS DA IGREJA – I: GANHAR ALMAS PARA CRISTO

Texto Bíblico: Mc 16 : 15 - 18. "Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." 1º. Objetivo da Igreja: Ganhar Almas para Cristo Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressuscitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo. O primeiro objetivo da Igreja deve ser: Ganhar Almas para Cristo. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu. Esse trabalho se dá quando efetivamente trabalhamos em Missões e Evangelismo. 1. Missões e Evangelismo: Primeiramente vamos en

CONSELHO DE SALOMÃO AOS JOVENS

Texto base: Eclesiastes 11:6 a 8 Tanto Paulo como Salomão escreveram textos que em resumo sempre serão conselhos práticos para a vida. Paulo descreve claramente a Lei da Semeadura, deixando claro que Deus não poderia mudar a historia daquele que plantou uma má semente, ou a plantou em negligëncia. 1. Lei da semeadura – Gálatas 6:7                       "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear,  isso também ceifará." Gálatas 6:8                      "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." 2. Conselho de Salomão aos jovens para que esses: a. Não vos deixeis levar pelo mundo pois tudo é vaidade b. Desfrutem de sua juventude dedicando sua vida ao Senhor c. Guarde os mandamentos do Senhor 3. Analogia do texto descrito no verso 6 do capitulo 11 de Eclesiastes a. Pela manhã = logo cedo = na tenra idade = na juventude            

PERSISTÊNCIA e FÉ – O SEGREDO DA VITÓRIA!

Texto bíblico: Mateus 16:21 a 28 (Nova tradução na linguagem de hoje) “Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.” A hi